sábado, 5 de agosto de 2017

Mais uma segunda-feira





Mais uma segunda-feira. Preparo-me para enfrentar os desafios da semana. Um cafezinho quente aquece, além do corpo, as angústias da alma.



Leio meu caderno de anotações e observo tudo aquilo que foi anotado na semana passada, mas não consegui realizar. Aquele velho sentimento de impotência diante dos compromissos não atendidos começa a tomar conta de mim. O pensamento me leva a tudo que deu errado até agora e este é o início de um triste caminho de lamentações que duraria até a próxima segunda-feira. Eu conheço “de cor” esse processo.



Peço outro café.



Mudo meu olhar sobre o caderno de anotações. Procuro por minhas conquistas. São pequenas conquistas diárias, algumas realmente banais, mas que representam aquilo que fiz de bom durante a semana. Folheando as páginas, percebo que estou cheio delas.



Isso me faz relembrar as escolhas que fiz ao longo da semana. Escolhas que determinaram as conquistas e frustrações registradas no meu caderno. O processo decisório sobre aquilo que vai ser feito e o que não vai nem sempre é fácil. Tem coisas que você queria demais poder ter realizado e que não conseguiu e tem aquelas que você nem queria tanto, mas que por determinada contingência, foram feitas. Não importa: o fazer e não fazer é um eterno processo de escolha que nem sempre você sairá vencedor.



E isso já me fez sofrer bastante. Eu estabelecida um rito de autoflagelação que era regado a lamentações e desculpas esfarrapadas para justificar as frustrações. Era o pensamento negativo estabelecendo, assim como um rio forma seu leito, um caminho de muita infelicidade.



Tenho aprendido, com as sessões com o Coach Ricardim, a controlar esses sentimentos e a mudar o leito do rio dos meus pensamentos. Hoje, tenho consciência da importância das escolhas diárias na formação de uma agenda positiva do meu viver. Não conseguirei realizar tudo o que é necessário, mas carrego o compromisso de me comprometer com o meu melhor naquilo que eu decidi fazer.



Assim, vou registrando tudo no meu caderno. Ao reler, relembro as escolhas. Fico feliz com as que acertei, mas não fico mais triste com aquelas que errei, afinal, a certeza do acerto não existe. A certeza nada mais é do que uma ilusão que amplifica nossos medos e nos impede de ousar. O imprevisível não é necessariamente ruim e é ele que nos dá a oportunidade de nos renovarmos a cada dia.



E, quando as coisas apertam de verdade, olho em volta. Agradeço a oportunidade de estar aqui e todas as dádivas da minha vida. Olho para meu caderno e vejo que ainda tenho páginas em branco. Páginas que poderei preencher com muitas pequenas conquistas diárias.



Respiro fundo. Tomo mais um gole do café. Estou pronto para mais uma semana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário