domingo, 6 de agosto de 2017

Sinta-se Melhor




Ideias geniais sempre me estimularam. Nestes dias, em mais uma dessas viagens de trabalho, ao entrar no avião e sentar no meu assento, eis que me deparo com um daqueles saquinhos de vomitar. Tudo extremamente banal, ao não ser pela inscrição contida no saquinho: SINTA-SE MELHOR.

Olhei aquilo e fiquei lendo e relendo várias vezes. “Quem foi o gênio que pensou em colocar esta frase aqui? “, pensei. Sou daquelas pessoas que têm náuseas quando veem outra vomitar. Então, sempre olhei para esses saquinhos com muita desconfiança, temendo que alguém ao meu lado precisasse utilizar.

A inscrição SINTA-SE MELHOR me fez ter outro olhar sobre o saquinho. Poxa, para quem está com ânsia de vômito, dentro de um avião, nada mais importante do que o saquinho. E não tem jeito, a pessoa só vai se sentir melhor, quando vomitar. Só aí foi que percebi o quão nobre é a função do saquinho: fazer as pessoas que estão passando mal, ficarem melhor.

Logo pensei: precisamos de mais saquinhos! Saquinhos para vômitos emocionais. De fato, andamos cercados, por um lado, por intolerância e violência, por outro, por cobrança excessiva por resultados e competitividade exacerbada. Na política, o ambiente é desalentador, na economia, nem se fala.

Tudo isso nos dá ânsia de vômitos emocionais.

Fico imaginando roteiros cotidianos, de pessoas comuns. O cara acorda, vai tomar café e liga a televisão. No noticiário, só notícia ruim. Sai para trabalhar, liga o rádio e escuta todo o roteiro policial. O trânsito tira o restante de sua paciência. Nem são 9h da manhã e o cidadão já está impregnado de coisa ruim. E, a maioria, não se dá o direito de vomitar essas emoções. Ao contrário, somente as acumula e constrói para si, um roteiro de infelicidade, em casa, no trabalho, enfim, em todo lugar.

Precisamos exercitar os vômitos emocionais, e tirar de nós essas emoções ruins.

Um exercício bacana que tenho feito neste sentido é o “pensar sobre o pensado”. Tirar alguns momentos do dia para refletir sobre meu comportamento diante das situações que vida me impõe, tem me feito muito bem. Desconstruo (pré)conceitos, desisto de ficar conjecturando possibilidades negativas sobre as pessoas com quem me relaciono e, principalmente, avalio minha atuação nos ambientes em que estou.

Muitas vezes, pego-me refletindo sobre meus erros. Mas, ao invés de ficar me lamentando, procuro caminhos para que eu possa minimizar os danos causados e isso, eu posso garantir, tem me feito muito bem.

A sensação é a mesma de vomitar no saquinho, sensação de alívio. Assim, ao invés de acumular angustia e pessimismo, vou me desapegando dessas coisas ruins e construindo dias melhores.

E aí, percebo com é poderosa e verdadeira é a aquela inscrição genial do saquinho. Tente. Pratique o vômito emocional. Livre-se daquilo que te causa mal e SINTA-SE MELHOR.

2 comentários: